Nosso cérebro e seus mitos

Existem muitos mitos sobre algumas partes de nossos corpos. Citei o caso da crença equivocada de que nossa língua possui áreas especializadas para sentir os sabores em meu livro 'Como as Pessoas Funcionam'. Mas hoje falarei sobre um órgão nobre, talvez o mais nobre de nossa espécie. O cérebro.

O velho mapa


O cérebro como conhecemos é baseado em uma pesquisa de 1907, realizada na Alemanha. Nesta pesquisa, foram mapeadas áreas com concentrações de determinados tipos de célula. O mapa deste célebre e misterioso órgão nos possibilitou estudar e descobrir o tratamento de inúmeras doenças. Confira a imagem de como é este mapa:


Foi a partir deste mapa que estudei na graduação. E muito provavelmente o que se continua estudando em muitas universidades. As grades curriculares parecem não acompanhar o avanço da ciência. Não me espantaria se você por ventura encontrasse uma ilustração parecida com esta no material didático de seus filhos, nos divertidos e coloridos livros de ciências que somos obrigados a comprar para que eles "aprendam" melhor os conteúdos.

O mapa do 'novo mundo'


A tecnologia é sem dúvida uma aliada de todos nós. Por meio de scanners e programas de inteligência artificial, foi possível identificar 97 novas áreas, além das 83 que já estavam catalogadas.
Segundo o neurocientista Matthew F. Glasser, da Escola de Medicina da Universidade de Washington, EUA, esta descoberta é apenas o começo, e que pode levar algum tempo até descobrir o que cada área faz. Segue abaixo o mapa descoberto pelo grupo de Matthew.


Quer saber mais?

Zimmer, C. Updated Brain Map Identifies Nearly 100 New Regions. New York Times, Sicence section, 20 july 2016. Acessado em 26/07/2016 em

Romanzoti,N. Mapa atualizado do cérebro identifica quase 100 novas regiões. Hypescience. Acessado em 20/07/2016, disponível em


Comentários

Postagens mais visitadas